Kompanhia UAI de Artes Cênicas
Kuai = Conviver (na língua Guarani)
Os indígenas da etnia Guarani são considerados os povos mais antigos do Brasil. São detentores de uma grande riqueza cultural. Nasce assim a Kompanhia UAI de Artes Cênicas.
Sendo o grupo criado com função social e composto por voluntários, a KUAI pretende abordar temas leves, mas de extrema relevância à comunidade luso-brasileira e ao público em geral.
Quer fazer parte do grupo? Candidate-se para uma entrevista. Os ensaios acontecem às quintas-feiras das 19 às 21h. Esse ensaio é fechado.
Quer apenas fazer aulas de teatro? Compareça à Junta de Freguesia da Sé, às quartas-feiras às 19h. É gratuito!
Por que Usamos Máscaras
O teatro existe desde os primórdios da existência humana. Humanos se comunicavam gestualmente, contavam histórias e passavam tradições através de encenações. A criação de personagens sempre foi sedutoramente instigante. A magia da possibilidade de ser outra pessoa, outro ser, outra coisa além de nós mesmos: é o grande BUM! Viver outra vida, outros amores, outras aventuras que jamais serão, na prática, vividas por nós é o grande chamado que encanta o artista. Mas, na verdade, não vivemos todos uma série de personagens e aventuras/histórias no nosso dia a dia?
No momento em que colocamos o pé fora de casa já não somos a mesma pessoa. Ao cumprimentar nosso vizinho, no trabalho, como filhos, sendo pais, irmãos ou como amigos: somos pessoas diferentes, com comportamentos diferentes. E são todos personagens necessários para o viver. Não pense que é falsidade, cada uma dessas máscaras é necessária e importante no seu contexto. Se fossemos a mesma pessoa em todos os lugares, certamente existiriam muito conflitos, em todas as esferas: emocionais, psicossociais, de convivência.
O teatro e a vida estão em constante conexão e fusão. Que se confundem muitas vezes. Vivemos tragédias e comédias num mesmo ato (a maior subdivisão de uma peça) e assim é a vida: essa eterna impermanência. Que nossas máscaras, tão necessárias, nos salvam, nos protegem, nos motivam, mas também nos prejudicam, nos limitam e por vezes nos impedem de ir adiante. É uma eterna luta de dualidades.
Vivemos num mundo onde “se mostrar” é essencial!
A ideia dos artistas do KUAI é a essência do trabalho voluntário: fazer sem dizer que fez…contribuir sem ganhar “likes” pessoais… é tudo coletivo!
Mascarados somos um só e ao mesmo tempo somos seres únicos. É a dualidade do artista: apresentar -se sem poder se identificar!
Praticar o domínio do EGO!
Enfim Nós!
Festival de Inverno da UAI
Durante o Festival de Inverno da @uai_associacao realizado no dia 04 de fevereiro de 2023 a KUAI – Kompanhia UAI de Artes Cênicas teve a sua primeira aparição, em seu lançamento oficial com a esquete teatral de exercício (improvisação): ENFIM, NÓS! Sob a direção da professora Diva Tanise encena uma cerimônia de casamento inusitada, numa comédia leve e cheia de amor!
Título: Enfim, nós!
Texto e dramaturgia: @tanise_diva
VÍDEOS
FOTOS